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quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Tecnologias nas Educação: Aprendendo e Ensinando com as Tic.


Roteiro das atividade relacionadas à Unidade II do curso.
Atividade 1 – Hipertexto

1.Volte a navegar pelo hiperdocumento sobre hipertexto procurando um pequeno trecho que, na sua opinião, descreva bem o que é um hipertexto. Procure algo que seja bem claro e sucinto.

2. Crie um documento de texto do BrOffice e copie para ele o trecho (ou os trechos) que selecionou. Salve-o em sua pasta pessoal (deve ser /home/seu_nome/).

3. Volte ao hipertexto e procure um trecho curto (ou trechos) que apresente um aspecto interessante sobre os hipertextos; pode ser uma curiosidade sobre sua história, uma possibilidade de exploração em educação ou alguma relação entre esta forma de registro e as formas de produção e colaboração que começam a ser usuais.

4. Copie esse trecho para o documento que você está criando no BrOffice. Acrescente, após o trecho copiado, um comentário seu dizendo por que o texto citado chamou sua atenção.

5. Coloque, logo abaixo de cada trecho, o endereço da página de onde retirou o texto. Para isso, copie-o do navegador e cole-o em seu texto, da mesma forma que faria com um texto qualquer. Se no texto original estiver citado o nome do autor, não deixe de citá-lo também em seu documento. Lembre-se: preservar e respeitar a autoria é fundamental em qualquer trabalho acadêmico. Um trabalho como este é um diálogo que se trava com outros autores, e é preciso que se diga quem são.

6. Repare que o endereço da página, depois que foi colado em seu documento, fica em azul e sublinhado. Isso significa que o BrOffice entendeu que este é o endereço de uma página na Internet (ou no seu computador, ou no CD, se estiver navegando pelo CD, sem Internet) e fez deste texto um link para a página original.
Parabéns, seu texto acaba de tornar-se um hipertexto com link para outra página! Fácil assim, não é? Muito chique isso de ser autor de hipertexto, não é?

7. Complete o texto com um comentário seu sobre o que lhe parece que os hipertextos podem trazer de interessante para a sua prática profissional. Será que você já vislumbra alguma possibilidade de exploração dos hipertextos como suporte para provocar a aprendizagem?

8.Salve-o em sua pasta e, em seguida, coloque-o em Biblioteca com o tema: o que é hipertexto e subtema: opinião sobre hipertexto



Atividade 2: criando um portfólio em hipertexto, o seu hiper-portfólio


Você vai criar a página inicial de seu portfólio, uma página onde vai registrar, ao longo do curso, as atividades que fez e fará, as coisas que descobrir e inventar. Mas nem tudo ficará nessa página.
Nela você vai colocar um comentário sobre cada atividade, sobre cada coisa que produzir e colocará links para essas coisas. Essa proposta visa a que você aprenda a fazer um hipertexto que reúna o que você já produziu neste curso até agora. Esse documento deve continuar a ser utilizado por você ao longo dos estudos, inserindo pequenos textos com comentários sobre a sua produção e com links para cada novo trabalho produzido.
Poderá também incluir comentários e links para objetos digitais e outros recursos que encontrar e cujo uso em educação lhe pareça interessante. Assim enriquecido, ao longo de todo o curso, esta coleção de documentos será o seu portfólio, um conjunto de documentos que retrata a sua trajetória, o que aprendeu, as reflexões mais importantes e um pouco de como aprendeu, como se deram as descobertas etc.
Atenção!!!
Esta atividade será levada para a socialização dos trabalhos no encontro presencial final desta unidade.

Atividade 3 - Planejando uma atividade com hipertexto

1. A primeira tarefa será montar os grupos de trabalho (duplas ou trios).
Sugiro que formem os grupos entre professores que tenham oportunidade de encontrar-se com freqüência e que tenham interesses similares.
2. Escolhido o grupo, planejem uma atividade para ser desenvolvida com os alunos em que se usem alguns dos recursos de que tratamos nas duas semanas anteriores. Alguns exemplos de atividade podem ser:
- criação de páginas pessoais com links para coisas que tenham interesse na Internet,
- navegação e pesquisa na Internet,
- criação de um hipertexto coletivo formado por pequenas histórias intercaladas, produzidas por duplas ou trios de estudantes.
Se alguma das duplas ou trios de cursistas for formada por gestores da escola,
pode-se planejar uma atividade relativa à gestão.
O importante é que seja uma atividade factível com os recursos de que vocês dispõem na escola. Para planejar esta atividade, podem e devem valer-se de todos os recursos a que têm acesso.
3. Descrevam a atividade com tanto detalhe quanto possível, coloquem em um texto no BrOffice.org Write na Biblioteca (a Biblioteca: tema “Planejando Atividade com Hipertexto subtema 1.

4. Não se esqueça de incluir na sua página inicial do portfólio (criado na atividade anterior) uma referência a esse planejamento e um link para ele. Lembre-se de que cada coisa nova que produzir deverá ter referência no portfólio.

Atividade 4 - Registro digital da experiência

Este registro pode ser um texto, um documento multimídia ou um hiperdocumento. Se puderem, façam ligações (links) deste trabalho para o que seus alunos produziram. Assim, terão um hiperdocumento que pode ser ainda mais claro acerca de alguns objetivos que tenham conseguido atingir. Porém, mostrar os resultados de um projeto realizado, em geral, não traduz o que ele tem de mais rico, isto é, o processo como se desenrolou a atividade. Relatem o processo explicitando o que aconteceu, como vocês planejaram e o que precisaram modificar pelas imposições da prática. Se acharem que pode ajudar, aí vai um modelo de como pode ser estruturado o documento. Mas é só um modelo, para lá de limitado e incompleto, então sintam-se livres tanto para não usá-lo, como para modificá-lo na medida em que o que vivenciaram sugira. Pontos a constar no registro descritivo do projeto:
1. Descrição do projeto com seus objetivos, etapas, recursos necessários etc. Exatamente o documento que foi criado durante a segunda semana descrevendo o projeto com as correções e adaptações que tenha sofrido desde então.
2. Características da turma em que foi experimentado: série, disciplinas envolvidas, quantas aulas foram necessárias, quantos alunos participaram, quantos professores e qual o papel de cada um.
3. Descrição de como se desenvolveu. Aqui entram, possivelmente, fotos que tenham tirado, depoimentos dos alunos dizendo o que acharam do projeto, o que avaliam que aprenderam com a atividade e depoimentos de outros professores que tenham acompanhado e tenham alguma percepção interessante do ocorrido.
4. Resultados obtidos: aonde chegaram os alunos? Desenvolveram as competências e os conhecimentos que vocês esperavam? Quais? Quais objetivos esperados não foram atingidos? Que outras aprendizagens inesperadas aconteceram? Aqui, como no ítem anterior, pode ser uma boa idéia fazer links para os trabalhos que os alunos desenvolveram para ilustrar e confirmar o que afirmam.
5. Conclusões: o que aprenderam vocês com o desenvolvimento do projeto? De que forma projetos como esse podem integrar o planejamento de vocês? Que outras atividades podem passar a integrar planejamentos futuros em função do que perceberam nesta experiência? De alguma forma a experiência sugere mudanças importantes no seu planejamento para os anos vindouros? Quais?
6. Bibliografia e webliografia: os textos, sites e páginas da Internet que os ajudaram a planejar o que planejaram, a fundamentar e analisar o ocorrido. Isso tudo deve ser feito em um documento digital, isto é, no computador, porque é lá que será depositado para que se torne acessível a todos.
7. Poste em Biblioteca material do aluno tema Registro digital da experiência e subtema 1.

OBS.: A melhor atividade será publicada no Portal do Professor.


Atividade 5 - Vagueando pela wikipédia
1.Abra a página inicial do Wikcionário em português que fica em http://pt.wiktionary.org/
2. Veja que a primeira página traz uma coleção de informações, alguma delas bem instigantes e curiosas. O que é apresentado nessa página muda todo dia. Passeie por ela um pouco, veja se há algo do seu interesse.
3. Neste momento, enquanto estou escrevendo este texto, consta na Wikipédia que são agora pouco mais de 400.000 mil artigos, só na versão em português. Impressionante!
4. Agora tente procurar por algum verbete que tenha bastante significado na região onde você vive. Procure por nomes de pássaros, flores, comidas, danças, tipos de embarcação, formas de transporte. Procure pelo nome de uma cidade grande e por uma cidade bem pequena que conheça.
5. Você encontrou todos os termos que procurou? Estão bem definidos? Há diferenças importantes na forma como os verbetes estão definidos? Você poderia acrescentar algo a algum dos verbetes? Então cadastre-se na Wikipédia e o faça.
6. Produza seus relatos para serem apresentados a turma no momento presencial.

Socialização

1. Cada grupo apresenta seu trabalho em 5 minutos. Outros 5 minutos devem ser dedicados às sugestões e análise dos colegas.
2. As sugestões e comentários devem ser anotados para eventual incorporação ao documento que será publicado no portifólio.

sábado, 9 de janeiro de 2010

A importância do computador na prática educativa.



A cultura nacional de informática na educação teve início nos anos 80, a partir de dois seminários internacionais (1981 e 1982) sobre o uso do computador como ferramenta auxiliar do processo de ensino-aprendizagem. Surgiu, em tais seminários, a idéia de implantar projetos-piloto em universidades, o que originou, em 1984, o Projeto EDUCOM.
O EDUCOM foi uma iniciativa conjunta do MEC, Conselho Nacional de Pesquisas - CNPq, Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP e Secretaria Especial de Informática da Presidência da República - SEI/PR, voltada para a criação de núcleos interdisciplinares de pesquisa e formação de recursos humanos de algumas universidades federais.
Foi o marco principal do processo de geração de base científica e formulação da política nacional de informática educativa, com a criação e o desenvolvimento de uma cultura nacional de uso de computadores na educação, especialmente voltada para realidade da escola pública brasileira.
Em 1987 o Ministério da Educação (MEC) lançou o programa ProInfo (Programa Nacional de Informática na Educação) por meio da SEED (Secretaria de Educação a Distância), no sentido de dar início ao processo de universalização do uso de novas tecnologias de informação e comunicação nas escolas públicas.

As tecnologias informáticas vêm transformando a vida humana ao possibilitar novas formas de pensar, trabalhar, viver e conviver no mundo atual, por isso torna-se uma exigência que as instituições de ensino se apropriem dessas novas formas de desenvolvimento, também o acesso à informação é imprescindível para o desenvolvimento de um estado democrático uma nova sociedade não poderá ser desenvolvida se a maioria não dominar esta nova gestão social do conhecimento.
Porém, não se pode deixar de atribuir à tecnologia entre as quais o computador, as
importâncias da sua contribuição, sendo que não se deve justificar a introdução dos mesmos simplesmente pela rapidez no processo de passagem das informações que ele
possibilita sem se prender a uma mudança global de uma nova forma de " fazer pedagógico " em consonância com os meios pedagógicos adequados ( projeto pedagógico ).

Entender o binômio "Computador e Educação", é ter em vista o fato de que o computador se tornou um instrumento, um ferramenta para aprendizagem, desenvolvendo habilidades intelectuais e cognitivas, levando o indivíduo ao desabrochar das suas potencialidades, de sua criatividade, de sua inventividade. O produto final desse processo é a formação de indivíduos autônomos, que aprendem por si mesmo, porque aprenderam a aprender, através da busca, da investigação, da descoberta e da invenção.
Por isso a informática na escola é fundamental, tanto para alunos quanto para professores. Essa nova tecnologia tornou-se um importante meio de estudo e pesquisa. Os alunos do ensino fundamental e do ensino médio, ao utilizarem o computador entram em um ambiente multidisciplinar e interdisciplinar, ou seja, ao invés de apenas receberem informações, os alunos também constroem conhecimentos, formando assim um processo onde o professor educa o aluno e ao educar é, transformado através do diálogo com os alunos. Cada geração inventa, cria, inova e a educação tem seu processo também de criação, invenção e inovação, principalmente no campo do conhecimento. E preciso evoluir para se progredir, e aplicação da informática desenvolve os assuntos com metodologia alternativa, o que muitas vezes auxilia o processo de aprendizagem. O papel então dos professores não é apenas o de transmitir informações, é o de faci1itador, mediador da construção do conhecimento. Então, o computador passa a ser o "aliado" do professor na aprendizagem, propiciando transformações no ambiente de aprender e questionando as formas de ensinar.
É preciso elucidar que a informática na educação deve ser vista como uma ferramenta, uma poderosa e atraente ferramenta, diga-se de passagem, que, se bem utilizada, só trará avanços e autonomia para a aprendizagem do educando. Contudo, caso usada apenas para transmitir informações servirá como rival do professor que não está aberto ao uso de novas tecnologias, porque não conseguiu ainda nem mesmo assimilar e compreender a função da pedagogia humanística e progressista que, proposta pelos parâmetros curriculares universais, visa a interdisciplinaridade e o respeito aos conhecimentos dos educandos.
É de suma importância esclarecer que o professor, hoje educador, jamais perderá, na prática, sua importância, uma vez que é ele quem auxilia e direciona o aluno a novas descobertas. Cabe a ele, assim como à escola, o papel de incentivar a aprendizagem e a curiosidade epistemológica, a fim de se ter um cidadão, um sujeito consciente de seus direitos e deveres nesta sociedade. No entanto, cabe também à escola e ao professor a função de implementar a tecnologia no espaço educativo, para que o aluno, ao sair da escola, esteja apto a entender e a manipular a tecnologia utilizada pela sociedade do século XXI.
O uso do computador na educação deve ser bem planejada. Os professores devem pesquisar softwares interessantes que estimulem a magia do aprender e enriqueça a beleza do ensinar. A informática, na escola, deve ser vista como uma amiga do professor e nunca como uma rival que irá torná-lo obsoleto de repente, já que ele está seguro do seu papel como educador e facilitador da aprendizagem.


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