Páginas

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Comunicado.

Atenção, cursistas do curso Tecnologias na Educação: Aprendendo e ensinando com as TIC, amanhã dia 30/04/2010, temos mais um encontro presencial.
Encontro este marcado para fazer a socialização das atividades do mesmo.
Conseguimos mais uma conquista de inúmeras que virão por aí.
Aguardo a presença de todos.
Somos todos vencedores!

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Pérolas de Aninha...

Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.

O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.

O saber se aprende com os mestres. A sabedoria, só com o corriqueiro da vida.

Não sei se a vida é curta ou longa demais para nós. Mas sei que nada do que vivemos tem sentido, Se não tocarmos o coração das pessoas.

Cora Coralina

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Informe Importante!

Atenção cursistas do curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC.

A Unidade IV - Currículo, projetos e tecnologia, se encerrará dia 29/04. E a finalização do curso dia 16/05, nesse período, será aceito as atividades que estiverem pendentes de todas as unidades.
Receberá o certificado, o cursista que tiver alcançado aproveitamento de 80% das atividades e quem tiver participado de 80% dos momentos presenciais.

Portanto, temos tempo de colocar em dias nossas atividades.

Atividades da Unidade IV

Caros colegas estamos chegando ao final de mais uma etapa de trabalho, estamos dando início à unidade IV - Currículo, projetos e tecnologia, do nosso curso Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
Segue a relação das atividades, bons estudos!!
Atividades da Unidade IV

Atividade 1: Socializando uma experiência com projeto em sala de aula
Você já vivenciou uma experiência trabalhando com projetos em sala de aula?
Ou conhece alguma experiência de trabalho com projetos em sala de aula?
Nessa atividade, cada participante deverá descrever uma experiência vivenciada ou conhecida de trabalho com projetos em sala de aula envolvendo o uso de tecnologias.

Orientações para a atividade 1
1.Elabore um texto descritivo no Editor de textos do BrOffice, destacando aspectos relacionados aos conteúdos curriculares trabalhados e aos recursos tecnológicos. Responda as questões:
2.Quais os conceitos, atitudes e procedimentos mobilizados e/ou desenvolvidos pelos alunos?
3.Como os conteúdos trabalhados se integram ao currículo das disciplinas envolvidas?
4.Quais as contribuições das tecnologias e mídias utilizadas ao desenvolvimento da atividade?
5.Poste a atividade na Biblioteca, em Material do Aluno, tema Socializando experiência com projeto e tecnologias, sub-tema:1.
6.Acesse as atividades elaboradas pelos colegas disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do aluno, para conhecer suas reflexões e relatos.

Atividade 2: Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo
Projetos que propiciem o desenvolvimento da competência leitura e escrita; projetos temáticos transversais; projetos que surjam de questões ou curiosidades levantadas pelos alunos sobre determinado acontecimento do seu contexto ou tema de estudos da disciplina.
Este Plano poderá ser elaborado individualmente ou em grupos de professores de uma mesma escola, desde que se comprometam a desenvolver as ações de modo integrado.

Orientações para a atividade 2
1.Explorar os recursos existentes no computador na escola e identificar os recursos pedagógicos disponíveis.
2.Elaborar o Plano de Aula(s) conforme roteiro disponível no Portal do Professor.
3.Registrar o Plano de Aulas em documento do editor de texto
4.Postar esta atividade na Biblioteca, em Material do Aluno, tema Plano de aula, sub-tema: 1.

Atividade 3: conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo
1.Após a leitura dos artigos indicados:
1.1- ALMEIDA, M. E. B. e PRADO, M. E. B. B.
Desafios e possibilidades da integração de tecnologias ao currículo.
Brasília, Ministério da Educação, Secretaria de Educação a Distância – SEED/MEC, 2008. – Texto está no CD.
1.2 Prado, M. E. B. B.
Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações In: Moran, J. M.e ALMEIDA, M. E. B. Integração de tecnologias na educação.
Brasília, DF: SEED/MEC, 2005.
Acesse:
http://rocha.hiperlab.egr.ufsc.br/hiperlab/mec/unidade4/Desafios_e_possibilidades.pdf
http://rocha.hiperlab.egr.ufsc.br/hiperlab/mec/unidade4/livro-salto.html

2. Apontar as idéias principais, buscando responder as perguntas:
O que é currículo?
Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?
3.Registrar suas respostas com o uso de editor de texto.
4. Postar a atividade na Biblioteca, em Material do Aluno, tema Conceitos_Curriculo e TIC, sub-tema 1.