Páginas

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Congresso Internacional Software Livre.

Belém vai sediar o 5º Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico (Consegi), que será realizado de 3 a 7 de dezembro, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. O evento, com previsão de reunir 4 mil pessoas, é realizado pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), com apoio do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa).
O congresso apresenta ao público participante os aplicativos, equipamentos, serviços e soluções mobile criadas por governo e sociedade para facilitar a comunicação e acesso do cidadão aos serviços e informações dos órgãos públicos, além de discutir inovações no setor. O Consegi 2012 oferece mais de duas mil vagas gratuitas em cerca de 50 oficinas, tutoriais e laboratórios, além de espaços de diálogo em palestras, painéis, mesas-redondas, desconferências (fóruns auto-organizados para troca de ideias) e showrooms.
Esta é a primeira vez o Consegi é realizado fora de Brasília. A capital paraense foi escolhida por convergir duas situações estratégicas. A primeira é a realização do Congresso Serpro de Tecnologia e Gestão Aplicadas a Serviços Públicos (Conserpro 2012), que vai acontecer de 3 a 5 de dezembro. O segundo ponto é o grande número de participantes do Norte do país em edições anteriores do Consegi.
“A expectativa é grande, pois a gente sempre se surpreendeu com o nível de participação das pessoas dessa região nos nossos eventos em Brasília e agora com o evento sendo realizado aqui acho que a participação vai ser ainda maior”, avalia o diretor presidente do Serpro, Marcos Mazoni. Para ele, Belém é o local ideal para iniciar o projeto de descentralização do congresso. “É muito oportuno começar a descentralizar o evento a partir de Belém. Na edição deste ano vamos abordar a sustentabilidade e temos a grata coincidência desse tema ser discutido em plena Amazônia”.

PROGRAMAÇÃO
O 5º Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico é gratuito e aberto a agentes públicos, cidadãos, estudantes, profissionais de tecnologia, pesquisadores e todos os interessados em conhecer as tecnologias destinadas a facilitar a comunicação. O congresso irá promover uma série de debates sobre essas inovações tecnológicas que têm o potencial de ampliar o acesso à informação, agilizar a prestação de serviços e facilitar o dia a dia das pessoas, em qualquer hora e lugar.
Entre os destaques já confirmados para o Consegi 2012 estão o PhD brasileiro especialista em computação móvel Djamel Sadok; o “pai” do software livre, Richard Stallman; o vice-presidente de Cloud da Canonical, Kyle MacDonald; o representante da VMware  Kris Baritt; o ícone da computação em nuvem Reuven Cohen; o expert em proteção de ambientes virtuais Davi Ottenheimer; e o primeiro chefe de informação (ou CIO) do governo americano, Vivek Kundra (participação via web). Além da trilha de mobilidade digital, o congresso possui ainda mais cinco eixos temáticos: aplicações de governo eletrônico; comunicação pós-PC e redes do futuro; defesa cibernética; informática e sociedade; e novas tecnologias de TIC.
Fonte: http://www.agenciapara.com.br