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segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Pedagogia Empreendedora


O profº Fernando Dolabela e sua equipe esteve em Redenção, dia 01/09, para apresentar a Pedagogia Empreendedora, a pedido do governo municipal, que será implantada nas escolas municipais, além de trabalhar uma capacitação com professores que irão multiplicar esta idéia com os demais professores.
A Pedagogia Empreendedora é uma metodologia de aprendizagem/ensino de empreendedorismo para a Educação Básica: educação infantil até o ensino médio. Atinge, portanto, idades de 4 a 17 anos.
A proposta de “Pedagogia Empreendedora” desenvolvida por Fernando Dolabela parte do princípio de que o empreendedor é aquele capaz de gerar novos conhecimentos por meio de “saberes” sintetizados nos pilares da educação: aprender a saber, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser (DOLABELA, 2003, p. 26. O eixo metodológico é baseado no sonho de cada pessoa, estimula a capacidade de escolha do aluno sem influenciar as suas decisões, preparando-o para as suas próprias opções, e tem como objetivo principal vincular às tecnologias de desenvolvimento local, sustentável; por isto tem como alvo não só o indivíduo, mas a comunidade, a construção do bem-estar coletivo.
No Brasil, o tema vem ganhando cada vez mais espaço e adesão, chegando a fundamentar projetos pedagógicos de diversas escolas, por orientação das próprias secretarias de educação. Na literatura educacional se multiplicam as publicações voltadas para a disseminação de uma suposta superioridade do empreendedorismo na educação frente a outras proposições pedagógicas.

Público Alvo
A Pedagogia Empreendedora pode ser implementada:
• em uma escola da rede pública ou privada
• em toda a rede pública de um município ou estado
• em uma rede de ensino particular

Alguns elementos da metodologia:
• utiliza o professor da própria instituição, que conhece a cultura da casa, dos alunos e do meio ambiente onde cada unidade está inserida;
• dinamiza conhecimentos já dominados pelo professor;
• é voltada para a prática, sendo de fácil implementação;
• não se trata de uma receita, um passo a passo: a metodologia é recriada pelo professor na sua aplicação, respeitando a cultura da comunidade, dos alunos, da instituição, do próprio professor;
• possui material didático específico e inédito, construído inteiramente para a realidade brasileira;
• agente de mudança cultural;
• permite a rápida disseminação da cultura empreendedora, sendo concebida para ser aplicada em larga escala, com alta dispersão geográfica;
• não cria a necessidade de formação de "especialistas"; não gera dependência da escola a consultores externos;
• integra professores de áreas diferentes;
• baixíssimo custo: não duplica meios e esforços;
• a comunidade participa intensamente, como educadora e educanda;
• considera a escola como umas das referências de comunidade;
• é geradora de capital humano e social;
• apóia-se na geração do sonho coletivo, na construção do futuro pela comunidade;
• tem como alvo a construção de um empreendedorismo capaz de gerar e (principalmente) distribuir, renda conhecimento e poder.

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