segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Curso Mídias na Educação



Mídias na Educação é um programa de formação continuada de educadores para o uso pedagógico das mídias integrado à proposta pedagógica. Está sendo promovido pelo MEC/SEED em conjunto com diversas universidades em todo o país. Tem como uma de suas principais características a integração das diferentes mídias ao processo de ensino e de aprendizagem, promovendo a diversificação de linguagens e o estímulo à autoria em diferentes mídias. Está sendo oferecido a professores da rede pública (estadual e municipal) via Internet na modalidade a distância, com alguns momentos presenciais.
No estado do Pará houve mais de 1000 inscritos para a 3ª edição do curso Mídias na Educação, aqui em Redenção 110 inscritos começaram o curso.
O III encontro presencial do curso Mídias na Educação no pólo Redenção ocorreu dia 08/12, no NTE, com a coordenação estadual, tutoras e com a participação de 70% dos concluintes do 1º ciclo. O 2º ciclo que tem uma carga horária de 60 h está começando e com previsão de término em abril de 2010.
No pólo Redenção o curso teve início com 110 alunos, sendo que exatamente 50%, ou seja, 55 alunos concluíram este primeiro ciclo. Foram levantadas várias causas prováveis de abandono ou desistência do curso, dentre elas podemos destacar a ineficiência ou falta total de acesso a Internet em alguns municípios que fazem parte do pólo Redenção.
Quando o curso teve início em janeiro de 2009, havia 10 alunos do município de Floresta do Araguaia, logo depois eles não conseguiram levar adiante o curso por falta do sinal de Internet.
O profº Marcelo Carvalho, da coordenação do curso, adiantou que a monografia será feita no 3º e último ciclo, que tem uma carga horária de 180 h, e que a proposta inicial é que seja feita individual, com defesa. Esta monografia será orientada por professores do quadro da UFPA.
A avaliação do 1º ciclo feita pelos alunos foi de forma satisfatória, apesar de muitas dificuldades, conseguiram superá-las, e destacaram o grande aprendizado que adquiriram ao longo dessa jornada, e falaram também que utilizaram mais as mídias em seus projetos,inclusive o Rádio.
E para um melhor andamento do curso, solicitaram que fosse colocado em funcionamento os laboratórios das escolas, pois dessa forma, teriam mais condições de realizar as atividade e disponiblizar um tempo remunerado para que o profº/cursista consiga produzir sua monografia.
Agradeço a presença de todos os participantes!!

Um comentário:

  1. O Curso Mídias na Educação foi muito útil
    pra mim.Uma prova disso é meu blog!

    ResponderExcluir