sábado, 31 de julho de 2010

Projeto UCA


O programa UCA – um computador por aluno, é um projeto do governo federal e integra as ações para o uso de novas tecnologias da informação e da comunicação (TIC) nas escolas, por meio da distribuição de computadores portáteis aos alunos da rede pública de ensino.
No Pará, o projeto começou a ser discutido em 2007 e agora em 2010 os computadores (notebooks) começaram a ser entregues nas escolas do Estado. As escolas que irão receber os computadores aqui no Pará são:

EMEF “SANTA LUZIA” - ABAETETUBA
EMEF MARIA DE FÁTIMA – CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA
EE RUI BARBOSA - BELÉM
EE RETIRO GRANDE -CACHOEIRA DO ARARI
EEEFM FLORA TEIXEIRA - FARO
EMEF CEL. RAIMUNDO PEREIRA BRASIL – ITAITUBA
EEEFM JERONIMO MILHOMEM TAVARES - LIMOEIRO DO AJURU
EEEFM JOAO APOLINÁRIO BATISTA - SANTA CRUZ DO ARARI
EMEF IRMÃ LEODGARD GAUSEPOHL – SANTARÉM
Fonte:http://ctaeseducpa.wordpress.com/

Cabe à Seduc, pelo acordo, a liberação de professores e gestores para capacitação técnico-pedagógica; reserva de pelo menos quatro horas por semana, por docente, para interação e integração do conteúdo educacional e tecnológico; prover a infraestrutura elétrica e de segurança para os laptops na escola, de modo a garantir que todos os equipamentos possam ser ligados à energia elétrica e guardados em segurança. Nesse ponto, a rede física da Seduc já está providenciando a construção de armários com tomadas elétricas para que os computadores sejam guardados em segurança.
A professora Áurea Albuquerque, coordenadora estadual do ProInfo é a responsável pela formação do Projeto UCA.
Para a formação dos professores será constituída uma equipe técnico-pedagógica de formação do MEC, que repassará informações técnicas a uma equipe da Seduc que, por sua vez, vai disseminar nos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTE) as informações. Além da capacitação técnica, o MEC se responsabilizará pelo acesso das escolas à internet com a implantação de uma rede wireless. A Seduc continuará fazendo adesão para adquirir mais computadores através do pregão do MEC/FNDE para atender mais escolas.
A capacitação com os professores dos NTE’s está marcada para dia 06 de agosto, em Belém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário