Páginas

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Aumento de dias letivos para a Educação Básica.


Está em estudo uma proposta que prevê o aumento dos dias letivos de 200 para 220 ou a ampliação da jornada diária para cinco horas, como forma de melhorar a educação básica. Segundo o ministro da educação Fernando Haddad “Quatro horas por 200 dias é um caminho que nenhum país está trilhando”. Estamos conversando com secretários de educação, tanto municipais quanto estaduais, para verificar se nós podemos ampliar essa jornada.”
A proposta de ampliação da jornada se sustenta em estudos que apontam que o aumento da exposição dos alunos ao professor produz impactos na aprendizagem. Além das alternativas de aumento de dias letivos e de ampliação da jornada diária, pensa-se também numa possível combinação das duas propostas.
Um desses estudos está sendo coordenado pelo secretário de ações estratégicas da Presidência da República, Ricardo Paes de Barros. Segundo ele, o aumento do tempo de permanência dos alunos na escola produz impactos positivos na aprendizagem. Uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) é a oferta de educação integral em 50% das escolas públicas de educação básica até 2020.
Fonte: www.mec.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário