segunda-feira, 20 de setembro de 2010

21 de setembro, dia de luta dos deficientes.


imagem fonte: coffeedatarde.blogspot.com

21 de Setembro é dia de luta das pessoas com deficiência. A data foi instituída no ano de 1982, por um trabalho do movimento social por meio das entidades nacionais ligadas a defesa dos direitos das pessoas com deficiência. No dia 14 de julho de 2005 uma lei federal regulamentou a criação da data - 21 de setembro, foi escolhido este dia pela proximidade com a primavera e o dia da árvore numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena da sociedade em igualdade de condições.
Esta data é comemorada e lembrada todos os anos desde então em todos os estados; serve de momento para refletir e buscar novos caminhos em nossas lutas, e também como forma de divulgar nossas lutas por inclusão social.
Deficiência é o termo usado para definir a ausência ou a disfunção de uma estrutura psíquica, fisiológica ou anatômica. Diz respeito à biologia da pessoa. Este conceito foi definido pela Organização Mundial de Saúde. A expressão pessoa com deficiência pode ser aplicada referindo-se a qualquer pessoa que possua uma deficiência. Contudo, há que se observar que em contextos legais ela é utilizada de uma forma mais restrita e refere-se a pessoas que estão sob o amparo de uma determinada legislação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário